SEBRAE MT - PORTAL DE ATENDIMENTO
SEBRAE |  MT

Compartilhe

nas redes sociais

Inovação

Artigo

A vida depois dos dígitos


Estamos vivendo em todo o mundo uma era de grandes mudanças provocadas pela radical transformação digital. A internet e as redes sociais pavimentaram estradas monumentais para a proliferação exponencial de novos conteúdos e de novas fontes, impulsionando novas atitudes, chacoalhando as tradições e as culturas, dando voz à individualidade, abrindo caminhos antes inimagináveis para o compartilhamento de ideias, conhecimentos, opiniões, inspirando a criatividade, as inovações e a geração de novos negócios, alterando padrões e estilos de vida.

Foi-se o tempo em que segredos ficavam restritos ao interior das casas. Hoje, a cada 20 minutos são registradas mais imagens que nos primeiros 100 anos da máquina fotográfica, empresas gigantes, antes presentes em todos os continentes, como Nokia, Kodak, Sears, Blockbuster e Blackberry atrasaram-se em se adaptar e sucumbiram diante de um planeta cada vez mais Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo,  Vuca.

Surfando na nova onda

A transformação digital está longe de ser apenas a digitalização de processos manuais e a substituição de papéis por arquivos na nuvem. Em uma empresa, ela passa pela mudança de mindset (ou mentalidade) de todas as lideranças e colaboradores. Leva o conceito para além do modo de se operar em um mercado diferente, informado e altamente competitivo e incorpora a velocidade desse novo mundo para dentro do próprio modelo de negócio.

Mas, então, como é possível negócios tradicionais pegarem andando (ou melhor, correndo) o bonde desse trem bala e se reposicionarem nessa nova escala de competitividade? Olhando para a quantidade de empresas renomadas que estão em claro descompasso conclui-se que não é algo tão simples quanto dominar os 4P´s do marketing. É preciso ir além e aumentar a consciência sobre o potencial das novas tecnologias e das tendências exponenciais, criar um senso de urgência para a mudança, transformar a maneira como as pessoas pensam e sentem sobre as perspectivas futuras, construir entusiasmo e comprometimento nos participantes,  para transformar a si próprios e, em paralelo, seus projetos, conectar parceiros, produtos, serviços, tecnologias e pessoas, definindo um roteiro que converta aprendizados e experiências em comportamentos e práticas de maior valor.

Ninguém escapa

No Sebrae, a transformação digital já está acontecendo e os colaboradores vêm sendo preparados para contribuir com as novas demandas. Sistemas e canais de atendimento passam por aperfeiçoamento e integração, tecnologias de grande análise de dados são implementadas para serem capazes de abastecer a organização com novas estratégias, além de incrementar a produção de projetos disruptivos e o próprio relacionamento com o cliente, que terá, até 2019, o apoio qualificado de “máquinas que pensam e aprendem”. 

Os impactos passam por processos de computação cognitiva e inteligência artificial; aplicativos  que  ajudam os novos empreendedores a encontrar o melhor local para seus estabelecimentos; soluções organizadoras de dados que auxiliam prefeitos a descobrir quais áreas precisam ser priorizadas para acelerar o desenvolvimento de seus municípios; e analistas técnicos de todo o país participam do desenvolvimento de um e-commerce nacional, integrado ao SAS – Sistema de Atendimento Sebrae e à outras plataformas de gestão.

Entre tantas orquestrações que estão redesenhando a nova maneira de atuar, o Sebrae está construindo, ainda em todo o País, uma rede de laboratórios de inovação empresarial radical, o SEBRAELAB, que, em Mato Grosso, será um local onde problemas comuns da sociedade brasileira serão estudados e solucionados por pessoas e profissionais de todos os segmentos e nichos, em atividades inovadoras, lúdicas, digitais, fora dos padrões, com possibilidades de se criar novos modelos de negócios para alavancar a economia brasileira e, consequentemente, a relevância dessa instituição.

 

O perfil que o mercado quer

Reconhecendo que essa grande revolução já bateu à nossa porta, deixando para trás a fase em que era apenas uma hipótese, torna-se fundamental que todos os profissionais desejem fazer parte deste novo tempo. Espera-se, acima de tudo, que cada colaborador se perceba como agente de mudança, com mente aberta às novidades, se permitindo entusiasmar-se com o mundo de possibilidades que está se configurando.

O engajamento passa pelo bom uso de todas as redes de relacionamento, com interesse e paixão por novos conhecimentos, como os que vão impulsionar essa transformação: métodos ágeis, scrum, negócios e tecnologias exponenciais, inteligência artificial, marketing digital, design thinking, gameficação, open innovation, criatividade, storytelling, bootcamp, prototipação, startups, canvas, negócios de impacto social, economia criativa, pitch training, hackathon, hackacity, blockchain, criptomoedas entre tantos outros.

O professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez, observa que precisamos estar atentos às nossas mentes, elas costumam ser traiçoeiras: “acreditamos ser mais racionais do que efetivamente somos, enganamos a nós mesmos para sustentar velhos hábitos e geralmente somos mais críticos em relação aos outros do que a nós mesmos. Especialmente em momentos de crise e dificuldade, há uma tendência a rejeitar mudanças, encontrando justificativas e culpados, em uma espécie de mecanismo de defesa psicológico." Segundo ele, mudar e aprimorar nossas ações é uma necessidade e um dever de todo profissional que deseja se manter competitivo no mundo atual.

ONDE ESTAMOS

Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3999
Centro Político Administrativo - Cuiabá/MT
CEP: 78.049-939
Horário de atendimento: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h

Central de Atendimento
0800 570 0800
Horário de atendimento telefônico: das 7h às 19h30
atendimento@mt.sebrae.com.br

 
Clique aqui para ver os endereços de todas as unidades do Sebrae em Mato Grosso.
 
;